Palestrantes

Antonio Canelas Albino Rubin
Professor Titular da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Diretor do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos (IHAC). Pesquisador do CNPq e do Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (CULT). Docente do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (PÓS-CULTURA). Presidente do Conselho Estadual de Cultura da Bahia. Foi diretor da Faculdade de Comunicação e presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação em Comunicação (COMPÓS).

Ana Carla Fonseca Reis
Bacharel em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), economista, mestre em administração e doutoranda em urbanismo pela Universidade de São Paulo (USP), Ana Carla é fundadora da empresa Garimpo de Soluções - Economia, Cultura e Desenvolvimento; consultora especial em economia criativa para a ONU; consultora e conferencista internacional em cinco línguas; curadora de conferências nacionais e internacionais; membro da Associação Internacional de Economia da Cultura (ACEI); professora da FGV/SP e da UCAM/RJ; e autora de vasta bibliografia, incluindo os livros Marketing Cultural e Financiamento da Cultura e Economia da Cultura e Desenvolvimento Sustentável - O caleidoscópio da Cultura (Prêmio Jabuti 2007) e a concepção e coordenação do livro digital trilíngue Economia Criativa como Estratégia de Desenvolvimento, co-edição Garimpo de Soluções e Itaú Cultural.

Cláudia Sousa Leitão
Professora do Mestrado em Políticas Públicas e Sociedade da Universidade Estadual do Ceará. Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Ceará (1981), graduação em Educação Artística - Licenciatura pela Universidade Estadual do Ceará (1986), mestrado em Sociologia do Direito pela Universidade de São Paulo (1988) e doutorado em Sociologia - Université Paris V (René Descartes) (1993). Foi Diretora Regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercia l - SENAC/CE, Secretária Estadual de Cultura do Ceará, Bolsista e Parecerista Ad Hoc do CNPq. É professora e pesquisadora da Universidade Estadual do Ceará - UECE, foi Coordenadora da Especialização em Gestão Cultural e do Curso de Mestrado Profissional em Gestão de Negócios Turísticos da UECE. É Assessora Acadêmica da Faculdade Christus e Consultora em Cultura, Turismo e Educação da Animacult Desenvolvimento e Criatividade, tendo publicado diversos livros e artigos nas áreas citadas.

Paulo Cesar Miguez de Oliveira
Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal da Bahia UFBA (1979), mestre em Administração (UFBA, 1995) e doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas (UFBA, 2002). Atualmente é Professor do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências da UFBA e do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (UFBA) e pesquisador do CULT - Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (UFBA). Membro do Conselho Estadual de Cultura da Bahia e do High-Level Experts Group on Creative Industries da UNDP Special Unit for South/South Cooperation SU/SSC, New York. Foi Secretário de Políticas Culturais do Ministério da Cultura (2003-2005), e Diretor Financeiro da TDM - Empresa Nacional de Telecomunicações de Moçambique E. P. (Maputo, Moçambique, 1982-1993). Principais áreas de interesse: estudos da festa/carnaval; estudos sócio-econômicos da cultura e políticas culturais.

Silvana Barbosa Rubino
Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP) (1982), mestrado em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) (1992) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (2002). Atualmente é professora em tempo integral do Departamento de História da UNICAMP, onde leciona e pesquisa na graduação e pós-graduação, e também no curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo. É coordenadora da pós-graduação em História desde março de 2006. Realizou estágio pós-doutoral na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), em Paris, sob a supervisão de Afrânio Garcia. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia Urbana, História Intelectual e História da Arquitetura Moderna. É uma das fundadoras do Comitê Brasileiro do Patrimônio Industrial. É pesquisadora do projeto temático “Saberes eruditos e técnicos na configuração e reconfiguração do espaço urbano do estado de São Paulo, séculos XIX e XX”, projeto que reúne a UNICAMP, a Puc-Campinas, a Universidade Estadual Paulista (UNESP) – Bauru e a Scuola Studi Avanzati de Veneza.

Bernardo Mata Machado
Historiador e cientista político (UFMG), com especialização em Gestão Cultural (Cooperação Cultural Internacional) pela Universidade de Barcelona. É pesquisador da Fundação João Pinheiro (MG) desde 1977 tendo se dedicado a estudos sobre a História de Minas Gerais e sobre políticas públicas na área da cultura. Foi Secretário Adjunto da Cultura de Belo Horizonte (1993-1996), Diretor de Ação Cultural da Fundação Municipal de Cultura (2005-2008) e membro do Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural e da Comissão Municipal de Incentivo à Cultura. Nomeado, em 2009, Coordenador de Relações Federativas e Sociedade da Secretaria de Articulação Institucional do MinC.


Rachel Rocha de Almeida Barrosa
É doutora em Antropologia pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS, 2007) de Paris, França, mestre em Antropologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE, 1994) e bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL, 1986). É diretora e professora efetiva do Instituto de Ciências Sociais (ICS) da UFAL, onde dá aulas de antropologia, realiza atividades de pesquisas e de extensão, coordena o Laboratório da Cidade e do Contemporâneo (LACC). Sua principal área de interesse é a Antropologia do Contemporâneo; nesta perspectiva, trabalha com Memória e Identidade Cultural, Patrimônio Imaterial, Cultura Afro-Brasileira, Vídeo e Fotografia Etnográficos. Incluem-se nesse rol de interesses e de atuação a áreas da História e da Cultura de Alagoas.

Romulo José Avelar Fonseca
Administrador formado pelas Faculdades Promove de Belo Horizonte. Produtor e gestor cultural, responsável pela produção e direção de diversos espetáculos musicais. Estudou na Ecoar, a primeira escola de produção cultural criada no país, em 1990, no Rio de Janeiro. Atuou em empresas como Fiat, MBR e Teatro Alterosa, e na área pública, como superintendente de cultura de Contagem – MG, diretor de promoção da Fundação Clóvis Salgado – Palácio das Artes, de Belo Horizonte, assessor especial da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais e presidente da Comissão Técnica de Análise de Projetos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Desde 1998, tem ministrado cursos nas áreas de produção, gestão, planejamento e marketing cultural, em várias cidades brasileiras. Atualmente, trabalha como assessor de planejamento do Grupo Galpão e do Grupo do Beco. Lançou recentemente o livro O Avesso da Cena – Notas sobre Produção e Gestão Cultural.